mIBG
Tínhamos o exame marcado para as 10:00 e tínhamos que administrar o contraste com pelo menos 1h de antecedência.
O contraste deve ser administrado nas pregas sub-cutâneas do nosso corpo: dobras das penas e braços, virilhas e sovacos, no dia anterior ao contraste, no dia do contraste e no dia do exame. Administramos nas dobras das pernas e braços, tal como no dia anterior. Foi uma tortura para a Matilde, ela chorava muito a dizer que lhe estava a doer, gritava com dores e nada podíamos fazer.
Dé-mos-lhe o pequeno almoço e segui para o IPO com ela, o pai ficou a ultimar as coisas para o nosso fim de semana.
O mIBG consiste na leitura do contraste que tinha sido administrado no dia anterior, ou seja, administram o contraste e ele fixa-se nas células tumorais. Onde existirem células, vai 'brilhar' no exame e dar-nos uma visão clara das suas metásteses. Depois a leitura e feita numa máquina que tem umas placas por cima e por baixo do corpo, tipo hambúrger, em que as placas ficam o mais próximo possível do corpo.
Fizemos o mIBG sem problema, mas é um exame demorado e que requer que a Matilde esteja quieta e sossegada. A máquina lê as várias partes do corpo e demora 10m para cada uma: 10m para as pernas, 10m para as ancas, 10m para abdomen e 10m para a cabeça, ou seja 50m a 1h que a Matilde está deitada, imóvel e não se pode mesmo mexer para não afectar as leituras e ficarmos com imagens claras. Estão a imaginar uma criança de 4 anos sossegada este tempo todo? Com placas a menos de 3cm da sua cara?
Acabámos o exame e fomos ao HD (hospital de dia) para que a Matilde fizesse uma transfusão de sangue porque tinha uma anemia já considerável (6.8 de hemoglobina) e como íamos de fim de semana para o Algarve e só voltaríamos para os tratamentos, estaríamos mais descansados.
Fazer a transfusão implica estar atento a qualquer sintoma que apareça de novo: tosse, comichão, rash, vermelhidão, etc, dado que pode estar a manifestar-se uma alergia ao sangue que está a receber e ser preciso interromper e administrar um anti-alérgico.
Não foi necessário, a Matilde não fez nenhuma reacção e em menos de 2h estávamos despachadas para arrumar o que faltava e irmos em direcção ao nosso Algarve. O sítio preferido da Matilde. O sítio onde se sente mais confortável. Palavras dela.
Chegámos ao Algarve por volta das 18h e os Tios e Primos já lá estavam à nossa espera.
A Matilde dormiu todo o caminho e quando acordou tinha dores significativas no seu pescoço do lado direito (onde tem a metástese) e nesse dia ficou com a sua cabeça torta, como se fosse um grande torcicolo, e cheia de dores e foi necessário administrar Nolotil. Nós temos uma cadeira para o carro Grupo III, percebemos claramente a necessidade urgente de adquirir outra que fosse mais confortável e que reclinasse, de forma a que pudesse descansar em viagens ou mesmo quando viesse debilitada dos tratamentos que a esperavam.
Ultrapassada a questão da dor do pescoço e voltando a endireitar a cabeça, apenas precisávamos de fazer medicação para a febre esporádica (normalmente 2x dia) que tinha e nunca mais que 38º/38.3º.
No Sábado de manhã foi a última vez que registei febre nela e já não tinha dores desde que chegou ao sítio preferido dela.
Que felicidade era poder estar com ela num sítio que ela tanto gosta e que lhe trás tanta paz. Passámos uns dias maravilhosos em família e em paz. Brincou muito, comeu muitos gelados, molhou os pés na água salgada e divertiu-se com as suas limitações (não corre nem anda muito a pé porque se cansa com facilidade).
Com as voltas que dávamos percebemos também que para seu maior conforto era melhor adquirir um carrinho maior e que reclinasse na totalidade (já tínhamos uma bengala, que ela mal utilizava). Comprámos tudo no GuiaShopping e realmente o conforto aumentou bastante.
Regressámos na Segunda feira, dia 22 de Abril e a Matilde iniciaria os tratamentos a 24 de Abril.
Mas não começou....
A Matilde a fazer a transfusão de sangue |
Algar Seco - Carvoeiro - Sítio de paz |
A molhar os pés com o mano |
Sem comentários:
Enviar um comentário