Translate

domingo, 14 de abril de 2019

Contratempos

Serviço de Urgência da Estefânia

Tenho que dizer primeiro que a médica que nos calhou, não poderia ser melhor. É humana, atenta, preocupada e criei uma empatia e confiança tão grandes que dou graças a Deus por ter sido ela a receber-nos. Porque nem todas as que lá trabalham são feitas desta fibra!

A Matilde recuperou bem dos exames a que foi sujeita, bem como da anestesia. Passou os dias a descansar, mas as dores de barriga voltaram em força. Tentámos tudo para a acalmar: saco de água quente, ben-u-ron, brufen e nada fazia efeito. 

O nossos coração disparou. Seria sinal que estaria a piorar a sua condição? 

A barriga estava dura e muito inchada. Ela contorcia-se com dores. Nós sem saber o que mais fazer para lhe tirar as dores.

Lembrei-me que ela já não fazia cocó desde o exame, na Quinta-feira (era Sábado). Compramos Microlax e fui administrando o Microlax, sem grandes resultados.

Todas as crianças que são tratadas no IPO, têm um número directo para ligar para nós Pais podermos falar directamente com os médicos. Liguei e calhou lá estar o nosso anjinho, a Dr.ª Gabriela. Passou-nos um medicamento diferente (Buscopan em supositório) e um outro para que ela fizesse cocó mais mole (Lactulose).

Continuou sem resultados e as dores mantinham-se, especialmente de noite.

Recebemos uma SMS da Dr.ª Gabriela a perguntar o estado da Matilde e dissemos-lhe que não estava a ter melhoras. Aconselhou-nos a ir à Estefânia para obter ajuda e assim o fizemos.

Voltamos a entrar na urgência daquele hospital, que nos tinha colocado à deriva. Rapidamente a Matilde foi vista na triagem e teria uma pulseira laranja. O Enf. que estava no posto de triagem do lado ao ouvir a nossa conversa e a ver a Matilde a responder tão bem, levantou-se e questionou-me se ela já tinha começado os tratamentos, ao responder que não, o Enf. virou-se para a colega e disse "podes retirar isto e isto e dás a amarela". Olhou para mim e disse "se ela já tivesse a fazer tratamentos a conversa era outra, assim sendo não há necessidade de ser laranja". Fiquei incrédula! Mas não disse nada, sorri e levantei-me para a sala de espera. Estava vazia, seria rápido de qualquer das formas.

Fomos chamados para o médico e como é habitual a Matilde começou a falar muito com o médico e a fazer perguntas, a pedir pauzinhos para desenhar enquanto eu descrevia o que ela tinha e o que era pretendido daquela visita - fazer uma mega clister!
O médico sem paciência - devia estar a ter um dia mau - chamou um graduado para uma segunda opinião e decidiram fazer aquilo que eu pedira, um clister grande. A Matilde continuava a falar sem parar e a certa altura o médico pergunta-lhe:
"Tu não achas que estás a falar muito Matilde? Tens que estar caladinha um pouco"
Choque meu, mas a minha filha arrumou-o bem arrumadinho.
"E tu não achas que estás a ser muito bruto?" - responde a minha filha. Mas que grande filha que eu tenho!! Pumbas, mereceu. Olhei para ela pisquei o olho e sorri. E fomos embora fazer o clister.

É este tipo de profissionais que por vezes temos o azar de apanhar em serviços de urgência pediátrica. Profissionais sem paciência, profissionais cansados, sem humor e amabilidade. Foi de longe a pior equipa que apanhei na Estefânia e eu fui lá muitas vezes!

O mega clister fez efeito na Matilde e depois de uma breve reavaliação, que não incluiu palpação na barriga, voltamos a casa e a noite foi bem melhor para ela. Que felicidade! 

A Lactulose fez efeito e no dia seguinte fez um cocó do tamanho do mundo, fizemos uma festa cá em casa e até fomos jantar fora. Acho que a alegria deste cocó foi superior a todos aqueles que fez quando era bebé.

Compreendemos que o intestino da Matilde ficou mais preguiçoso devido a um fármaco utilizado durante os exames que se chama Fentanil, da família da Morfina, pode causar este tipo de sintomas. 

De louvar todo o acompanhamento da Dr.ª Gabriela nos deu, um tipo de colinho que não estamos habituados. Com SMS, telefonemas, cuidado em querer saber, com muito mimo pelo meio. Conheço-a à tão pouco tempo e já a adoro.

Sem comentários:

Enviar um comentário